Dia Mundial da Água

MIETEC

Matemática + Inteligência Emocional + Engenharia + Tecnologia + Ciências

• Matemática – Permite o acesso a recursos matemáticos (medir, calcular, analisar dados etc.) relacionados à investigação, ao desenvolvimento de projetos e à resolução de problemas
  • Inteligência Emocional – criatividade e de habilidades socioemocionais como empatia, colaboração e comunicação
  • Engenharia – Colabora na construção de raciocínio lógico e organizacional para o planejamento e o design de soluções, ou para a construção de um produto
  • Tecnologia – Envolve ferramentas para obter, organizar, analisar ou compartilhar informações; além de recursos para o desenho de soluções
  • Ciências – Considera os conceitos científicos envolvidos na compreensão de diferentes fenômenos naturais, sociais e tecnológicos existentes no mundo

As turmas do 5º ano durante o 1º bimestre trabalharam com o livro paradidático “Mamãe tá careca”. O livro relata a história de uma jovem mãe que é diagnosticada com câncer de mama e como este acontecimento abala toda a família.

Realizamos a leitura do artigo “Mobilização cobra direito à mamografia no SUS a partir de 40 anos” retirado da Revista Veja de fevereiro de 2021 trabalhamos a interdisciplinariedade:

– Matemática – Trabalhamos os números de casos apresentados no artigo de pessoas com câncer de mama no Brasil.
– Ciências – Conversamos sobre a doença e como se desenvolve. Também trabalhamos a área urbana onde a história é trabalhada.
– Inteligência Emocional – Conversamos com os alunos sobre agradecer diariamente pela vida, buscando comprometer-se com aquilo que deseja mudar em si.
– Engenharia/Tecnologia – Conversamos com os alunos sobre a construção de um hospital. Quais os materiais que utilizamos?

Os alunos se envolveram na atividade de uma forma lúdica, e com responsabilidade social.

Dia 22 de Março, dia Mundial da Água

Realizamos um debate nas turmas 702 e 802 cujo tema foi “Cuidando da Água no nosso Planeta”.
O objetivo desse projeto é auxiliar os alunos a descobrirem as principais causas que o planeta vem enfrentando em relação a poluição e a escassez de água.
Os principais pontos abordados foram:
– A poluição da água, identificar as principais fontes de poluição e as formas de como combater essa poluição.
– Identificar a importância da água para os seres vivos e suas funções nesses seres.
– Reconhecer que a água que está disponível para o consumo humano é encontrada em pouca quantidade no Planeta e por isso deve ser indispensável seu desperdício.
– Reconhecer a importância do saneamento básico e do tratamento da água para nossa saúde e higiene, evitando assim o desenvolvimento de algumas doenças.
– Identificar a utilidade da água para os seres humanos, na indústria, no cultivo e preparação de alimentos.
– Compreender o ciclo da água na natureza, sua importância e os fatores que podem influenciar este ciclo.