Projeto LAB

A realização da prática experimental constitui uma importante ferramenta metodológica facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

A experimentação científica alia a teoria à prática e possibilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno, transformando o estudante no protagonista da aprendizagem, possibilitando que o mesmo desenvolva habilidades e competências específicas.

Dentre os tópicos que iremos abordar no projeto, podemos destacar três temas importantes a serem desenvolvidos juntos: o social, o ambiental e o empreendedorismo.

Realizamos com a turma do 801 uma atividade prática de Ciências, onde os alunos montaram uma célula e puderam identificar as suas estruturas, como a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo, assim como também suas organelas e suas respectivas funções. É importante que o aluno compreenda o conceito de célula, reconhecendo-a como unidade fundamental da vida; conheça as funções das organelas presentes no interior dos diferentes tipos de células e seja capaz de diferenciar os principais tipos celulares de acordo com o número de células e organização estrutural, pois é a base para entender a constituição dos seres vivos, suas relações entre si, com os outros organismos e com o ambiente como um todo.

Realizamos com a turma do 802 uma atividade prática de Ciências, onde os alunos simularam simultâneamente os movimentos de rotação da Terra e da Lua, assim como também os movimentos de translação desses corpos celestes. Durante esses movimentos os alunos puderam identificar as diferentes fases da Lua, como: Lua Cheia, Lua quarto de minguante, Lua Nova e Lua quarto de crescente. Ainda durante esta atividade eles puderam entender os Eclipses lunar e solar e identificar como eles ocorrem, além de diferenciar umbra e penumbra. A tarefa foi dividida da seguinte forma: um aluno segura a lanterna representando o Sol, o outro segura a bola maior representando a Terra e o outro a bola menor representando a Lua. É importante que os alunos percebam os movimentos da Terra e da Lua para a formação das 4 estações do ano, dos dias e das noites, o fuso horário e a influência da Lua nas marés. Veja a galeria: